1 de abr. de 2015

Fred Hoyle

Sir Fred Hoyle
(http://en.wikipedia.org/wiki/Fred_Hoyle)
Um cientista heterodoxo e um prolífico autor de ficção científica em livros populares sobre ciência, Fred Hoyle (1915-2001) é mais conhecido por deduzir como o universo cria os elementos pesados e pelo seu suporte à teoria do estado estacionário sobre a origem do universo.
Depois de auxiliar a desenvolver o radar para o esforço britânico na Segunda Grande Guerra, ele direcionou seus talentos para astrofísica e cosmologia. Ele foi um dos desenvolvedores da teoria do estado estacionário, que afirmava que o universo sempre existiu e sempre pareceu o mesmo. Para manter a densidade do universo sem decrescer, a teoria necessitava de que a matéria fosse criada continuamente. Ironicamente, ele forjou o termo "Big Bang" para descrever a teoria adversária, enquanto procurava por uma frase memorável, criativa e concisa para seus ouvintes de rádio.
Sua ideias de como os elementos formam-se provou-se mais duradoura. Com seu colega William Fowler, ele sugeriu que os elementos do hélio ao ferro poderia ser formados por reações nucleares no interior das estrelas. Ele também criou a hipótese de que elementos mais pesados que o ferro poderiam ter sido formados em explosões de supernovas resultantes do colapso de núcleo de uma estrela, após ela ter esgotado seu combustível nuclear. Quase todo cientista hoje concorda com esse cenário de como os átomos em nossos corpos e em nosso planeta se formaram.


Fonte: Stephen's Hawking Universe - Cosmological Stars (BBC/PBS)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e outros tipos de insultos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More