Artigos Recentes


11 de abr. de 2015

Marie e Pierre Curie

Pierre and Marie Curie in the laboratory
Pierre e Marie Curie no laboratório
(Photo credit: Wikipedia)
Nascida na Polônia durante a dominação russa do território, Marie Skolodowska (1867-1934) não teve nenhuma oportunidade real para educação após o ensino médio. Ela guardou, com muito custo, dinheiro para ajudar à pagar os estudos em Medicina de sua irmã mais velha em Paris e, então, à seguiu para a França em 1891, estudando em Sorbonne. Em 1894, ela conheceu o químico francês Pierre Curie (1859-1906), e eles casaram-se um ano depois. Apesar de Pierre já ter reconhecimento por si só, sua colaboração provou-se muito mais produtiva que sua carreira solo.
Eles gastaram muito de suas carreiras estudando radioatividade (um termo cunhado por Marie), examinando os blocos que compunham a matéria. Eles estabeleceram que o elemento pesado tório era radioativo e eles descobriram dois novos elementos: polônio e rádio. Eles refinaram as técnicas de obtenção de rádio à partir de minerais.
Marie ganhou o Prêmio Nobel tanto em física quanto química por seu trabalho (Pierre foi incapaz de compartilhar o segundo simplesmente porque estava morto.). Apesar de terem vivido próximo à pobreza, eles gastaram a maior parte de seu dinheiro em pesquisa, eles eram idealistas o suficiente para recusarem a possibilidade de patentear suas descobertas potencialmente lucrativas. Pierre foi morto quando ele foi atropelado por uma carruagem. Marie morreu de leucemia, quase que certamente como resultado de uma vida de exposição à altos níveis de radiação. Ironicamente, uma das aplicações de seu trabalho foi a descoberta do tratamento de câncer com radiação.

Fonte: Stephen's Hawking Universe - Cosmological Stars (BBC/PBS)

Projeto Soma

Por que Projeto Soma?

Somar, reunir, adicionar conhecimentos, acrescentar fragmentos do saber daqueles que o querem partilhar, conjugar o conhecimento em sua plenitude. Foi assim que surgiu a ideia e o projeto: Soma.

Nesta edição inicial o Tema a ser abordado será Tórax em todas as suas vertentes. A edição seguinte e as próximas e os respectivos assuntos serão o produto da SOMA da ativa participação de acadêmicos, professores e funcionários de nossa Universidade.
Endereço do Site: http://projetosomauit.blogspot.com.br/



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More