Artigos Recentes


28 de mar. de 2015

O Princípio da Incerteza

(http://www.wikipremed.com/01physicscards.php?card=950)
No coração da mecânica quântica, a teoria matemática da estrutura e comportamento dos átomoa, reside um certo grau de imprevisibilidade. Inicialmente enunciado pelo físico alemão Werner Heisenberg, o princípio da incerteza diz que não é possível prever simultaneamente a posição e velocidade de uma partícula com acurácia perfeita. Isso significa que ninguém pode prever precisamente o comportamento futuro de uma partícula porque é impossível medir o estado atual da partícula com precisão.
O princípio da incerteza não é apenas uma afirmação de que os cientistas não possuem um equipamento adequado para fazer as medidas: ao contrário, o processo de realizar a medição altera essas grandezas. O princípio da incerteza implica que o espaço nunca é verdadeiramente vazio. Na realidade, o vácuo quântico é preenchido por partículas e anti-partículas que brevemente aparecem e desaparecem da mesma forma rápida que surgiram.



Fonte: Stephen's Hawking Universe - Strange Stuff Explained (BBC/PBS)

Espectroscopia e Desvio para o Vermelho (Redshift)

Mais do que qualquer coisa, decompor a luz de objetos celestiais em suas cores constituintes tem ajudado à compreendermos o universo. Um espectro pode contar aos astrônomos sobre a composição de um objeto, quão quente ele é, quão rápido está a mover-se, e também outros importantes atributos. A Espectroscopia tem revelado uma grande abundância de hidrogênio e hélio no universo, fornecendo suporte observacional para a teoria do Big-Bang e mostrou relativos acúmulos de outros elementos sendo 'cozinhados' nas estrelas.
Também importante, a espectroscopia tem mostrado a expansão do universo. Quando um objeto move-se para distante de nós, as linhas em seu espectro são deslocadas para comprimentos de onda mais longos (distantes), ocorrendo proporcionalmente à velocidade do objeto, sendo o fenômeno denominado desvio para o vermelho (redshit). Edwin Hubble inicialmente que o espectro de quase toda galáxia é deslocado para o vermelho e quando mais distante na galáxia, maior será o redshift. Dessas observações, cosmologistas deduziram corretamente que o universo está expandindo.

Fonte: Stephen's Hawking Universe - Strange Stuff Explained (BBC/PBS)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More