Artigos Recentes


22 de abr. de 2015

Stephen Hawking

O físico teórico britânico Stephen Hawking (1942-) devotou grande parte de sua vida pesquisando o espaço tempo descrito pela relatividade geral e as singularidades onde ele deixa de funcionar. E ele fez grande parte de seu trabalho enquanto confinado em sua cadeira de rodas, devido sua doença neurológica progressiva, a esclerose lateral amiotrófico, ou doença de Lou Gehrig. Hawking era Professor Lucasiano de Matemática em Cambridge, posto um dia ocupado por Isaac Newton. *
No final da década de 1960, Hawking provou que se a relatividade geral é verdadeira e que o universo está expandindo, uma singularidade deve ter ocorrido no surgimento do universo. Em 1974, ele foi o primeiro a perceber as verdadeiras propriedades marcantes de buracos negros, objetos que eram supostamente tidos como lugares de onde nada poderia escapar. Mas devido considerar a mecânica quântica, ele foi capaz de demonstrar que buracos negros podem irradiar partículas criadas em sua vizinhança. Mas talvez sua mais marcante façanha tenha sido escrever o bestseller internacional UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO. O livro ficou por mais de quatro anos na lista de livros mais vendidos do London Sunday Times, o maior período de tempo para qualquer livro na história.
Fonte: Stephen's Hawking Universe - Cosmological Stars (BBC/PBS)

* Nota do Tradutor: assim como em outros segmentos de traduções, eu modifiquei o tempo verbal devido o Professor Hawking ser atualmente professor emérito, devido ter passado da idade limite para a função.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More