29 de mar. de 2015

Galileu Galilei

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei)
Muitos acadêmicos consideram que o nascimento da ciência moderna ocorreu com Galileu Galilei (1564-1642), o qual utilizou instrumentos para observar a natureza e experimentos para compreendê-la. Assim como Copérnico, ele começou treinando para uma carreira médica, mas depois trocou o assunto para uma área que possui maior interesse, a matemática. Galileu amplamente aceitou a idéia de Copérnico que a Terra e os demais planetas orbitavam o sol, mas ele foi o primeiro capaz de prová-la baseado em suas observações com um telescópio.
Muitos pensam que foi Galileu que inventou o telescópio, porém isso não é verdade. Fabricantes de lestes na Europa provavelmente descobriram como fazer objetos distantes parecerem mais próximos bem antes de Galileu. O primeiro telescópio que atraiu interesse, porém, foi feito em 1608 pelo oculista holandês Hans Lippershey. Quando Galileu ouviu falar disso, ele rapidamente fez seu próprio telescópio e o direcionou para os céus.
Dentro de alguns poucos meses, ele descobriu quatro luas orbitando Júpiter, destruindo a ideia grega de que a Terra era o centro de todo movimento e as fases de Vênus, contrapondo o conceito ptolomaico de que o Sol e os todos os planetas orbitavam a Terra. Ele escreveu suas sensacionais descobertas em italiano em vez do latim acadêmico, permitindo que o público geral pudesse ler sobre eles. Sua observações aprimoraram nosso conhecimento do universo em que vivemos e auxiliou a transformar a ciência em um esforço de experimentação, além de observação. Pelo seus esforços, e seu devastante efeito sobre os dogmas religiosos da época, ele foi forçado à renegar seus achados diante da Inquisição e passou sua última década de vida sob prisão domiciliar.


Fonte: Stephen's Hawking Universe - Cosmological Stars (BBC/PBS)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e outros tipos de insultos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More