2 de abr de 2014

Gravidade

Einstein visualizou a gravidade como uma curvatura espaço-temporal resultante de matéria sobre essa, em oposição à ideia de Newton, onde forças atuariam à distância. Apesar de objetos tentarem mover-se através do espaço-tempo em linhas retas, em um plano seus caminhos apareceriam curvas.
Sendo a força que mantêm-nos presos à superfície da Terra, gravidade domina qualquer discussão sobre evolução e destino do Universo. Surpreendentemente, apesar de seu impacto, é a mais fraca das quatro forças fundamentais ( as outras são a eletromagnética e nucleares fraca e forte). As outras, porém, são ineficases quando trata-se de Universo, pois as forças nucleares possuem um curto alcance, e os objetos grandes possuem pequena carga elétrica ou são quase neutros, sendo praticamente inafetados por forças eletromagnéticas.
 Isaac Newton foi o primeiro a descrever a gravidade e tinha uma visão em que percebeu que uma força atraínos à Terra (e faz maçãs caírem) que é a mesma força que faz com que os planetas orbitarem em torno do Sol. Ele deduziu a natureza matemática de forças mutuais e corretamente hipotetizou que a gravidade age através de todo o Universo. Albert Einstein modificou sua visão sobre gravidade argumentando que a força gravitacional é resultado da manifestação de uma curvatura espaço-temporal. Apesar das ideias de Einstein descreverem a evolução do Universo como um todo, a teoria de Newton trabalho bem o suficiente quando as forças gravitacionais não são extremamente fortes.



Fonte: Stephen's Hawking Universe - Strange Stuff Explained (BBC/PBS)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e outros tipos de insultos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More