4 de abr. de 2015

Terra Plana

Não tanto uma teoria do universo, mas uma simples imagem do planeta que chamamos de casa, o modelo da Terra plana enunciava que a superfície da Terra era aplainada. Apesar da experiência cotidiana fazer parecer uma proposição sensata, observações diretas da natureza mostram que o mundo real não é tão simples. Por exemplo, quando um navio está chegando à um porto, a primeira parte vista é a plataforma do vigia, depois aparecem as velas, e então o arco do navio. Se a Terra fosse plana, o navio inteiro seria visto quando fosse visível chegando próximo à costa.
O filósofo grego Aristóteles mencionou outras duas razões para a Terra ser redonda. Primeiro, ele percebeu que a sombra da Terra sobre a Lua durante um eclipse era circular, o que seria possível apenas se a Terra fosse esférica (Se a Terra fosse um disco, sua sombra iria aparecer como uma elipse alongada ao menos durante parte do eclipse). Segundo, Aristóteles sabia de pessoa que viajaram para o norte viam a Estrela do Norte ascender alto aos céus, enquanto os que dirigiam-se para o sul viam a mesma estrela descender. Em uma Terra plana, a posição das estrelas não iriam variar com a localização da pessoa.
Apesar desses argumentos, os quais venceram a maior parte dos cidadãos educados do mundo, a crença em uma Terra plana persistiu entre muitos outros. Não antes dos exploradores realizarem a circunavegação ao mundo no século XVI, essas crenças não morreram. Incrivelmente, ainda hoje existe um núcleo de pessoas que persistem acreditando em uma Terra plana, mesmo depois das Missões Apollo e as gloriosas imagens da Terra esférica suspensa contra o espaço negro.

Fonte: Stephen's Hawking Universe - Strange Stuff Explained (BBC/PBS)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e outros tipos de insultos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More